Foi dada a largada para as competições de pesos pesados no país. A Fórmula Truck e a Copa Truck, duas principais corridas de pesados, já começaram a movimentar o público e os pilotos. Neste ano, a Prevenir Truck está patrocinando os pilotos Thiago Rizzo (Copa Truck) e continua com o Duda Conci (Fórmula Truck).
A temporada 2024 da Copa Truck marca os 50 anos da inauguração do Autódromo Internacional de Goiânia. Por isso, a estreia da corrida foi no espaço que também vai abrigar o encerramento, a super final em dezembro.
Uma mudança importante no cronograma da Copa Truck foi a substituição da etapa Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, que estava marcada para 16 de junho, pela etapa Lima Duarte, em Minas Gerais, no Autódromo Potenza. A troca foi necessária devido ao desastre ambiental ocorrido no RS. Toda a renda da etapa será revertida para a reconstrução da cidade de Santa Cruz do Sul, que foi severamente atingida pelas chuvas.
Segundo Carlos Col, CEO da Mais Brasil Esportes, promotora do evento, a prova levará o nome de Santa Cruz e está sendo feita uma grande campanha para lotar o autódromo de Potenza.
Thiago Rizzo foi campeão da Copa Truck 2023 entre os SuperTrucks. Ele chega em 2024 a bordo do peso-pesado Volkswagem #17, agora envelopado também com a marca da Prevenir Truck. Ele disputa pela divisão PRO e equipe R9 Competições. Em entrevista, ele disse estar confiante em voltar a acelerar um bruto de quatro toneladas e meia.
Rizzo estreou em 2022 correndo nas etapas finais e conquistando dois pódios. Já em 2023, fez o calendário completo de provas e chegou a nove pódios. “Migrar da Super para a PRO é mais do que uma simples troca de divisão, e a adaptação certamente não é tarefa simples. Contudo, alguns nomes que fizeram sucesso na categoria estão na equipe e terei muito a aprender com os demais concorrentes”, disse em entrevista.
Fórmula Truck
A Fórmula Truck também começou quente. A abertura da temporada ocorreu em março no Autódromo Eduardo Cabrera, em Rivera, no Uruguai. Ao todo, são 9 etapas em diferentes estados brasileiros, além do Uruguai. A próxima etapa acontece em junho, no circuito Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná. Em seguida, os competidores seguem para Interlagos, em São Paulo.
Duda Conci liderou a categoria Fórmula Truck na segunda etapa, realizada em Guaporé, mas o caminhão teve problema mecânico. Ele continua pronto para conquistar o campeonato 2024 e segue como favorito. Na estreia, no Uruguai, Duda agradeceu aos parceiros e patrocinadores que fazem esse sonho acontecer.
“Agradeço aos nossos parceiros e patrocinadores que acreditam no nosso projeto. Estamos confiantes, o caminhão está pronto, vamos entrar forte na pista e trabalhar para ser campeão”, disse. Ele agradeceu também à Prevenir Truck por continuar com a equipe em 2024. “A Prevenir é uma associação de auxílio mútuo, uma empresa séria que acreditou no projeto ano passado e continua com a gente neste ano. Agradeço a toda a equipe e ao Havengar por estarmos juntos mais uma vez!”, disse.