Por uma nova 381
Movimento reúne entidades que visam promover o desenvolvimento de Minas a partir de rodovia segura e sustentável
A- A A+As condições estruturais da BR-381, principalmente entre Belo Horizonte e João Monlevade, e sua importância para Minas Gerais incentivam debates e iniciativas com o intuito de restaurar a rodovia. As 11 maiores entidades empresariais do Estado se reuniram para criar a Nova 381. O movimento tem o objetivo de apoiar e monitorar as obras da duplicação da estrada até sua conclusão e promover o desenvolvimento socioeconômico de Minas – e especialmente do vetor leste do Estado – a partir das oportunidades que serão criadas com a reforma.
Sob a coordenação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o método de trabalho baseia-se na mobilização e na conscientização da sociedade por meio de informações oficiais do andamento do processo de duplicação e perspectivas econômicas.
“Lançamos o movimento nos oito trechos que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, por meio das células formadas por representantes empresariais que serão os responsáveis pelo monitoramento dos trechos. Divulgamos também o Caderno de Oportunidades, que tem a finalidade de levar ao empresariado mineiro informações que auxiliem na identificação e na geração de negócios”, explica o coordenador geral do movimento, Luciano José de Araújo, que é presidente da Fiemg Regional Vale do Aço.
Araújo conta que foram realizadas, ainda, duas edições do Compre Bem, que funciona como um encontro de negócios entre empreiteiras e fornecedores e, recentemente, foi criado no Vale do Aço um grupo de trabalho de logística com representantes das empresas âncoras para acompanhar e discutir junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) um plano de tráfego e rotas alternativas no período das obras. Esse grupo será ampliado para contemplar outras empresas de relevância ao longo da 381.
APOSTA NA MOBILIZAÇÃO
Além do monitoramento, a iniciativa aposta na mobilização social para chamar a atenção da importância de reestruturação do trecho. Até o momento, estão cadastradas no site www.nova381.org.br cerca de 20 mil pessoas. “É um número relativamente baixo, se comparado às milhares de vidas ceifadas por essa rodovia. Temos de acreditar e disseminar o movimento no intuito de fazer pressão nos políticos e autoridades responsáveis para que essa duplicação se torne realidade”, convoca o coordenador geral.
Luciano ressalta que se trata de um movimento apartidário, formado por entidades do Estado de Minas Gerais, e o objetivo não é ter cunho político, “mas nada impede a participação de órgãos governamentais, inclusive, temos apoio de alguns políticos que acreditam na iniciativa e nos apoiam”.
A expectativa é de que a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, assine a ordem de serviço para início das obras na BR ainda neste mês. Luciano destaca que já existe o projeto executivo, e as empreiteiras de sete lotes assinaram os contratos e estão aptas a montar os canteiros de obras. Segundo ele, o contato com fornecedores também foi realizado.
NOVA 381
De acordo com o Dnit, a nova 381 contará com mais de R$ 4 bilhões em investimentos, mais de 205 km de pistas duplicadas, 64 obras de arte especiais (17 pontes e 47 viadutos), cinco túneis (2.385 m de
extensão), 20 passarelas, 99 paradas de ônibus e mais de 83.300 m de defensas proteção metálica que acompanha curvas perigosas, pontes ou despenhadeiros.
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