Pra tirar o pé do acelerador

Novo tipo de radar mede velocidade média de veículos. Tecnologia está sendo testada na BR-050.

Estradas / 10 de Dezembro de 2024 / 0 Comentários

Dois radares que medem a velocidade média dos veículos começaram a ser operados em caráter experimental pela concessionária Eco050 na BR-050.

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Dois radares que medem a velocidade média dos veículos começaram a ser operados em caráter experimental pela concessionária Eco050 na BR-050. Os aparelhos foram instalados em um trecho de 11 km em Uberaba, no Triângulo Mineiro, para detectar, automaticamente, os usuários que fazem o percurso abaixo do tempo estimado para a velocidade máxima permitida na via.

O mecanismo funciona da seguinte maneira: dois equipamentos inteligentes, instalados nos KMs 171 e 182, no sentido Uberaba-Delta, são integrados a um sistema que registra os horários das passagens dos veículos. Com base no tempo gasto de um ponto ao outro, é calculada a velocidade média do deslocamento. Se houver infração, ainda é gerado um alerta via aplicativo.
“O limite de velocidade no trecho monitorado é 80 km/h. Respeitando-o, o usuário leva, no mínimo, oito minutos para percorrer os 11 km. Caso ele conclua o trajeto em um tempo menor do que esse, é porque, em algum momento, ultrapassou a velocidade permitida”, explica o gerente de operações da Eco050, Bruno Araújo Silva.
A novidade, inédita em uma rodovia federal concedida à iniciativa privada, foi apresentada pela empresa que faz a gestão da BR-050 e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma ação educativa no KM 193, em outubro.
Segundo Silva, esse modelo experimental de radar tem algumas vantagens sobre o convencional. “O monitoramento tradicional é baseado na infração flagrante, ou seja, naquela que é capturada apenas no momento em que o usuário passa pelo radar. Mesmo que o motorista tenha percorrido todo o trajeto em uma velocidade muito acima da permitida, ainda é possível que ele escape do flagra caso desacelere o veículo próximo ao aparelho. Com o sistema de velocidade média, isso não tem como acontecer. É como se aumentássemos a área fiscalizada, obrigando o usuário a respeitar o limite da rodovia durante todo o trajeto”, ressalta o gerente.
 
Referências
De acordo com a Eco050, países que já utilizam o monitoramento por velocidade média - a exemplo da Itália - registraram uma redução de até 50% no número de mortes em acidentes de trânsito no primeiro ano de implementação dos equipamentos.
“Boa parte dos acidentes que registramos na BR-050, em Uberaba, tem como causa o excesso de velocidade. Por isso, acreditamos que o monitoramento por velocidade média possa contribuir bastante para o aumento da segurança viária no trecho, já que é uma tecnologia que faz o motorista respeitar mais os limites da via”, pontua o chefe da PRF na cidade, inspetor José Rocha Neto.
Já Bruno Silva, da Eco050, vai além: “Como o usuário tem de manter uma velocidade constante, sem precisar frear bruscamente e acelerar, como nos radares fixos, é possível evitar desgastes nas pastilhas dos freios e nos sistemas de embreagem do veículo. Outro benefício está na economia de combustível gerada ao se manter uma velocidade mais baixa e constante, o que acrescenta ainda para o meio ambiente, com uma menor emissão de CO2”, destaca o gerente de operações da concessionária.
Além do monitoramento dos dados experimentais, a Eco050 vai buscar a regulamentação da tecnologia para uso fiscalizatório junto ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Por ora, o sistema de medição de velocidade média não permite sanções aos motoristas, apenas a utilização para fins educativos. A empresa vem trabalhando também na viabilização de mais pontos de monitoramento ao longo da BR-050. A ideia é implementá-los em trechos que passam por Uberlândia, também no Triângulo, Catalão (GO) e Cristalina (GO).
 

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