Qualificação a quaisquer hora e lugar

Cursos a distância crescem no setor de transporte de cargas e levam mais possibilidades de formação para os motoristas

Mercado / 10 de Março de 2023 / 0 Comentários

A educação a distância chegou, se intensificou com a pandemia e ficou como opção para todos os tipos de públicos. No transporte rodoviário de cargas, pela natureza do trabalho realizado por motoristas e caminhoneiros, tornou-se a melhor forma de qualifica

A- A A+

A educação a distância chegou, se intensificou com a pandemia e ficou como opção para todos os tipos de públicos. No transporte rodoviário de cargas, pela natureza do trabalho realizado por motoristas e caminhoneiros, tornou-se a melhor forma de qualificação profissional. Cursos na área do TRC são cada vez mais ofertados e procurados por profissionais e empresas que querem melhorar seus negócios.

De acordo com o Censo da Educação realizado em 2022, só a educação superior a distância teve mais de 3,7 milhões de pessoas matriculadas em 2021, um aumento de 274,3% em dez anos.

Há mais de seis anos no mercado, a Qualifica Motorista e o Curso Mopp Nacional são duas empresas que ofertam cursos específicos para motoristas. Segundo Everaldo de Azevedo Bastos, diretor comercial, as empresas já surgiram com a proposta de ser 100% EAD (ensino a distância).

A Qualifica Motorista tem formações e atualizações para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros, motoristas de carga indivisível, condutores de ambulâncias e veículos de emergência, de veículos de transporte escolar e também taxistas, entre outros. O curso Mopp (movimentação e operação de produtos perigosos) é voltado para condutores de veículos que transportam esse tipo de carga.

Segundo Everaldo, antes, quando os cursos eram na maioria presenciais, havia um grande problema para o motorista que queria se qualificar. “Muitas cidades não tinham o curso presencial, e a pessoa tinha que andar muito para conseguir fazer.

Agora, com o EAD, ela pode fazer em casa ou de qualquer lugar e se qualificar em várias áreas ao mesmo tempo”, afirmou. Nas empresas Qualifica Motorista e Curso MOPP Nacional, o aluno recebe um certificado ao fim do curso, e a formação é inserida no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

Everaldo conta que são feitas parcerias com várias empresas que querem qualificar seus funcionários. “São mais de mil empresas conveniadas que, com nossa ajuda, aceleram a qualificação dos motoristas delas. Não precisam parar o caminhão para que o profissional faça o curso. O ganho de tempo é muito grande”, afirmou.

A plataforma, segundo Everaldo Bastos, permite que o acesso seja rápido, fácil e intuitivo. “Já está comprovado que a curva de aprendizagem é maior, além de ser mais acessível financeiramente. Diariamente, temos uma busca de cerca de 600 motoristas pelos nossos cursos”, disse o diretor comercial. As empresas estão no Estado de São Paulo, mas já atenderam mais de 10 mil profissionais do transporte no país inteiro.

As plataformas oferecem os seguintes cursos: Mopp, de transporte de produtos perigosos, de carga indivisível, de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar, veículo de emergência, NR35*, TAC, NR20, direção defensiva e para motorista sem experiência.

NOVA PLATAFORMA

O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) lançou recentemente uma nova plataforma de ensino a distância para ofertar seus cursos presenciais. O principal investimento foi em tecnologia, para facilitar o acesso aos conteúdos online. Hoje, o site do Sest/Senat EAD conta com 110 opções de cursos em seis áreas do conhecimento para desenvolver habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.

As formações são nas áreas de gestão, logística, transporte, segurança, legislação, saúde, ESG (ambiental, social e governança), manutenção, tecnologia e desenvolvimento pessoal. Muitos cursos ofertados no Sest/Senat não são exclusivamente para o transporte.

ESPECIALIZAÇÃO

No modo de educação a distância, o motorista também pode optar por fazer uma especialização. Recentemente, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), em parceria com a Universidade Corporativa de Logística & Transporte (ULT), lançou a Especialização em Gestão de Transporte e Logística com aulas online e ao vivo.

Segundo informações do Setcesp, no curso, o aluno aprenderá o papel do transporte nos conceitos logísticos e de supply chain, bem como irá entender as alternativas para armazenagem e movimentação de materiais, a fazer a gestão de frotas e a apuração de custos para a formação de preço no setor. Também há tópicos sobre contratação de motorista e as legislações aplicadas ao TRC.

“Uma das coisas mais importantes e que deve ser colocada em pauta constantemente dentro do segmento é capacitação e a especialização profissional. Precisamos estimular esse conhecimento para que consigamos desenvolver um setor mais qualificado e eficiente em todo o país”, afirmou o presidente do Setcesp, Adriano Depentor.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.