Que vençam as menores tarifas
Cinco leilões de rodovias estão no radar do governo federal para 2023; três deles já têm datas marcadas para acontecer
Três leilões de concessão de rodovias federais já foram agendados pelo atual governo. E, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a meta é chegar ao fim do ano com outros dois marcados.
Três leilões de concessão de rodovias federais já foram agendados pelo atual governo. E, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a meta é chegar ao fim do ano com outros dois marcados. Entre aqueles com data já definida estão o lote 1 de rodovias paranaenses (25 de agosto), o lote 2 (29 de setembro) e a BR-381, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, popularmente chamado de “rodovia da morte”. Justamente por tratar de uma das rodovias mais perigosas do Brasil, é para esse pregão que as atenções estão mais voltadas, atualmente.
Com a aprovação do projeto de concessão à iniciativa privada, a data do certame foi marcada para 24 de novembro, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O edital com as regras foi publicado no “Diário Oficial da União” no início de julho.
Os 304 km da via têm um papel fundamental no escoamento de produtos agrícolas, pecuários, de mineração e industriais que circulam por Minas Gerais e pelo país, além de serem uma importante ligação entre os polos de consumo da capital e de Governador Valadares. A concessão deverá resultar em R$ 10 bilhões a serem aplicados no sistema rodoviário, entre novas obras e despesas de operação. “A espera do povo mineiro por melhorias na BR-381 terminou. Esse investimento vai salvar milhares de pessoas em uma rodovia que é líder em acidentes e que já ceifou muitas vidas. Investir em infraestrutura é garantir o desenvolvimento e cuidar das pessoas”, afirmou Renan Filho.
Melhorias
O projeto de concessão prevê a duplicação de 134 km de pistas, bem como a implantação de 138 km de faixas adicionais, 11 km de vias marginais, 36 travessias de pedestres, 190 paradas de ônibus e 34 passagens de fauna. Também serão construídos dispositivos de retornos e rotatórias, e executadas 152 correções de traçado. A rodovia deverá ter cinco praças de pedágio: Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
Um dos trechos com maior declive e, consequentemente, com alto índice de ocorrências, o KM 373,9 vai receber uma área de escape com dispositivos que permitam a desaceleração emergencial de veículos com grande carga, evitando fatalidades na pista. Quem vencer o leilão terá, por exemplo, que instalar câmeras ao longo de toda a rodovia, tecnologia para detecção automática de incidentes, assegurar cobertura Wi-Fi e aplicativo para chamadas de emergência, sistema de monitoração das condições meteorológicas e iluminação em LED, conforme antecipado pelo Ministério dos Transportes. “Com isso, a gente vai oferecer uma rodovia de qualidade para os brasileiros e para o povo mineiro. Serão mais de R$ 10 bilhões investidos em uma das principais rodovias do país. Realizar investimentos é promover o desenvolvimento do Brasil e gerar emprego para todos, pra que possamos ter novamente grandes obras em infraestrutura”, pontuou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.
A projeção é que as intervenções previstas gerem 73 mil postos de trabalho diretamente ligados ao pacote de obras e também na área de influência da rodovia, aquecendo a economia e contribuindo com o aumento da renda dos moradores da região.
Outros lotes
Além dos três leilões já publicados pelo governo federal para 2023, outros dois estão no radar: o do trecho da BR-040 que liga Minas a Goiás, também conhecido como Rota dos Cristais, e o de outro seguimento da BR-040, entre Minas e o Rio de Janeiro. Ambos os trechos foram devolvidos pelas concessionárias Concer e Via 040, respectivamente.
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