Reciclagem de conhecimento

Encontro do programa Despoluir reuniu representantes de federações do setor para aprimorar o trabalho dos profissionais

Meio Ambiente / 26 de Agosto de 2022 / 0 Comentários
A- A A+

Minas Gerais foi o Estado escolhido para sediar o I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 – Sudeste, promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram) e o apoio da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg). O evento aconteceu na sede do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Durante dois dias – 21 e 22 de julho –, técnicos e coordenadores foram capacitados em dois tipos de avaliações: a veicular ambiental (que trata da inspeção dos veículos movidos a diesel em todo o Brasil) e a da qualidade do diesel (referente à análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das garagens das empresas atendidas).

Para a coordenadora do Despoluir para o transporte de cargas em Minas Gerais, Amália Pedrosa, o saldo do evento foi positivo. “Foram dois dias muito proveitosos para os técnicos poderem reciclar as suas habilidades durante as aferições, que são as avaliações veiculares ambientais e da qualidade do diesel, além de aprimorarem os conceitos sobre a importância dos testes e dos resultados que eles dão”, disse ela.

Amália ressaltou a importância da retomada das atividades presenciais depois de dois anos de restrições impostas pela pandemia da Covid-19. “A gente já teve outros encontros e cursos, porém virtuais. O modo presencial realmente faz muita diferença. Foi muito bom conhecer as tendências de novas tecnologias de biometano e eletromobilidade que a CNT está buscando, bem como a meta de ampliar as avaliações da qualidade do diesel por meio de uma adesão ainda maior das federações para que a iniciativa se espalhe pelas empresas de transporte de cargas e de passageiros”, completou a coordenadora.

“Os técnicos não estão apenas aferindo e medindo dados. O trabalho deles é de extrema importância para o meio ambiente. Ouvimos falar bastante de uma onda de calor na Europa nas últimas semanas. Ou seja, o aquecimento global é uma realidade, e o Despoluir é um programa que há 15 anos contribui para o nosso setor mudar esse cenário”, arrematou o presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa.

 

Mecanismos

De acordo com a CNT, dois dos maiores diferenciais da iniciativa são atender empresas e autônomos na realização de serviços ambientais gratuitos e compartilhar boas práticas. A instituição ressalta que o Despoluir é considerado o maior programa ambiental do transporte do setor privado brasileiro.

Desde a criação do programa, foram realizadas mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares, e mais de 55 mil transportadores foram atendidos, engajando-se nos cuidados com o meio ambiente. A ação é promovida pela CNT em parceria com o Sest/Senat e é executada por federações parceiras. (Com a Agência CNT Transporte Atual)

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.