Reduza a velocidade
Mais de 100 radares começaram a autuar motoristas que excedem o limite de velocidade nas estradas estaduais. Previsão é que total de equipamentos em operação chegue a quase 400.
A- A A+Treze novos radares de limite de velocidade começaram a operar em definitivo, no dia 20 de novembro, nas rodovias estaduais sob responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG). Desde o dia 13 do mês passado, os equipamentos já funcionavam em modo educativo – sem autuarem nem multarem os motoristas – em Pedro Leopoldo e em São José da Lapa, na região Central do Estado; em Araxá, no Alto Paranaíba; em Machado, São João da Mata, Espírito Santo do Dourado e Paraguaçu, no Sul de Minas; e em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Em alguns desses municípios, a velocidade máxima permitida é de 60 km/h e, em outros, de 110 km/h. Segundo o DEER/MG, todos os trechos estão sinalizados.
Com o início da autuação por esses aparelhos, as rodovias mineiras administradas pelo departamento somam, atualmente, 109 novos radares. Todos entraram em operação somente no último trimestre deste ano, e, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, é possível que, até o próximo dia 31, outros equipamentos ainda comecem a funcionar no Estado. A quantidade e a localização deles, no entanto, não foram informadas.
“Os novos radares, além de desempenharem ações de fiscalização no controle de velocidade, contribuirão com as ações de segurança, uma vez que 30% dos equipamentos contêm LAP (Leitor Automático de Placas) e podem agilizar a verificação da situação dos veículos, identificando casos de roubos e clonagens de placas”, informou a assessoria do DEER/MG.
Os equipamentos instalados nos últimos meses fazem parte de um novo contrato, cujo processo licitatório foi concluído em setembro. O acordo é que eles operem durante 30 meses em Minas Gerais, prazo que poderá ser prorrogado por igual período. Ao todo, serão investidos R$ 77,69 milhões pelo governo do Estado na contratação de 393 aparelhos fixos, um aumento de 63,7% no total de radares que estavam em operação há dois anos. “Outros 13 equipamentos móveis também contribuirão para garantir a segurança nas estradas”, informou o departamento por meio de nota.
Retomada da operação
Desde novembro de 2014, os radares estavam desligados nas rodovias mineiras em função do encerramento do contrato anterior. De acordo com o DEER/MG, em outubro do mesmo ano, já havia sido aberto novo processo licitatório, que acabou suspenso no mês seguinte devido a questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Apenas neste ano, após o edital ter sido submetido a adequações, outra licitação foi concluída. Conforme consta no contrato, o consórcio responsável pela instalação, pela manutenção e pela operação dos equipamentos recebeu a ordem de serviço em 14 de setembro para instalar 223 aparelhos da primeira etapa em um limite de três meses.
Desde então, os radares voltaram a operar gradativamente no Estado. Os oito primeiros iniciaram a autuação em 11 de outubro, na MG-030, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte; na MG-133, em Tabuleiro, e na MG-447, em Ubá, ambos na Zona da Mata mineira. "O objetivo é proporcionar segurança nas rodovias. A principal recomendação é que, independentemente do radar, os motoristas respeitem a sinalização e os limites de velocidade de cada trecho", salientou o DEER.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.