Referência em politraumatismos
Hospital Regional de Betim completa 18 anos e se torna importante local de atendimento a vítimas de acidentes em rodovias do Estado
A- A A+Quando acontece um acidente nas BRs 381 ou 262, que atravessam a cidade de Betim, o lugar mais perto para atendimento de urgência às vítimas é o Hospital Público Regional de Betim. Lá, estão disponíveis serviços especializados para diversos tipos de traumas, inclusive o craniano, cirurgias e tratamentos. A instituição faz parte de uma rede pactuada com o Samu, ambulâncias da Autopista Fernão Dias e Corpo de Bombeiros. Todos, segundo o diretor do hospital, Guilherme Carvalho, levam para o Regional grande parte dos pacientes acidentados nas estradas.
A instituição de saúde, cujo nome completo é Hospital Público Regional Prefeito Osvaldo Franco, foi inaugurada há 18 anos. Durante todo esse período, consolidou-se como unidade de referência para atendimento de urgências, emergências e traumatologias. Além de Betim, atende mais de 20 municípios vizinhos, ou cerca de 1 milhão de pessoas. “Em abril, o Regional passou por vistorias e foi credenciado como centro de referência em traumatologia, o único fora de Belo Horizonte. Na macrorregião Centro de Minas Gerais, que abrange 107 municípios, apenas três hospitais recebem a classificação: o Odilon Behrens e o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, ambos em Belo Horizonte, e o nosso”, explica Guilherme.
Média de 4.500 a 5.000 atendimentos por mês no pronto-socorro. Desse total 10% são vítimas de acidentes de trânsito.
1.600 internações mensais
170 cirurgias ortopédicas por mês são feitas, em média
1.600 pessoas trabalham no Hospital Regional de Betim
“Do total de pessoas atendidas pelo Hospital Regional, por meio do serviço de urgência em casos de acidentes em estradas, a minoria é de Betim. A maioria das pessoas que sofrem acidentes automobilísticos nas estradas que cortam a cidade é de outros Estados. Atendemos muitos pacientes de São Paulo, Bahia, além de Estados do Sul do país”, revela o diretor do hospital.
O paciente conta com uma gama completa de serviços e exames como ultrassom, raios X, tomografia, exames laboratoriais de urgência. No bloco cirúrgico, há dois cirurgiões de plantão. O hospital também disponibiliza profissionais nas áreas de cirurgia geral, vascular, neurocirurgia, buço-maxilofacial, pediatria, ortopedia e anestesia. “Ligados diretamente com atendimento de trauma são mais de 300 profissionais. O hospital está preparado para cirurgias de alta complexidade, inclusive, no pós-cirúrgico há uma série de profissionais como nutricionistas para auxiliar o paciente, por exemplo, na deglutição, serviços de fisioterapia respiratória e motora, além de psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais”, explica Junio Araújo, secretário adjunto de Saúde de Betim.
Para agilizar ainda mais a assistência nos casos de urgência, o hospital está implantando a Sala de Estabilização, também conhecida como Sala Vermelha. “A criação dessa sala tornará o atendimento mais seguro, além de facilitar as manobras de médicos, enfermeiros e técnicos para salvar a vida ou diminuir os riscos do paciente. O atendimento será realizado de forma mais reservada e eficaz”, revela Junio Araújo.
O diretor comemora a classificação do Hospital Regional de Betim como referência em traumas. “Contamos com uma equipe totalmente preparada e especializada para receber os pacientes”, reafirma o secretário adjunto de Saúde de Betim. “Hoje, o hospital tem o menor tempo de espera para cirurgias ortopédicas, o que otimiza o atendimento, e não vemos mais aquele número grande de pessoas esperando por cirurgias”, ressalta Guilherme Carvalho.
UTILIDADE PÚBLICA
Hospital Público Regional de Betim
Av. Edméia Matos Lazarotti, 3.800
Jardim da Cidade – Betim – MG
Tel: (31) 3539 8129
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.