Reforço na equipe

Fenacat apresenta novo serviço com o objetivo de auxiliar os associados em processos judiciais, oferecendo esclarecimentos que possam ser essenciais à resolução dos casos

Fenacat / 19 de Novembro de 2019 / 0 Comentários
A- A A+

A Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores (Fenacat) tem em seu DNA a defesa de seus associados, e a segurança jurídica é um dos pilares da entidade. Nesse sentido, a Fenacat reforçou o time com a contratação de mais uma especialista em terceiro setor, a fim de dar início às reformas necessárias à adequação dos novos parâmetros de regulação, uniformizando os documentos das associações filiadas.

A partir de agora, a federação vai entrar nos processos judiciais como amicus curiae, que significa, em tradução literal, “amigo da Corte” ou “amigo do tribunal”. A função é chamar a atenção da Corte para os fatos que, até o momento, não haviam sido notados. É importante esclarecer que a função dessa figura processual não será a defesa das partes envolvidas, mas, sim, dos interesses públicos ou privados.

Esse novo momento em que a federação se encontra é muito bom, porque estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. Hoje, somos reconhecidos como uma entidade séria e representativa, discutindo com os órgãos que querem regulamentar o auxílio mútuo. A contratação dessa profissional só veio agregar forças, pois, além de auxiliar com os documentos relevantes para a regulação das atividades, ela irá ajudar nas argumentações processuais, oferecendo esclarecimentos sobre questões essenciais aos processos, proporcionando ao juiz condições de proferir uma decisão favorável ao associativismo”, afirmou a assessora jurídica da Fenacat, Virginia Laira.

A assembleia extraordinária da entidade foi realizada em 21 de outubro último, na sede do Sindicato dos Cegonheiros de Minas Gerais, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os participantes aprovaram de forma unânime a contratação da especialista em terceiro setor. “Com o aceite da assembleia, vamos dar início à elaboração dos documentos relevantes, iniciando a preparação de acordo com as novas condições”, adiantou Virginia.

 

Outros assuntos

Durante a reunião, foram discutidos outros temas de interesse dos associados. A Fenacat apresentou a proposta de contratação de um profissional de marketing para contribuir com a divulgação das ações da federação e de suas associadas, promovendo a imagem das instituições. A sugestão foi aprovada.

Também foram tratados com os participantes os projetos da Fenacat no Congresso Nacional que visam garantir o pleno exercício das associações, apresentando o status de cada um e as respectivas frentes de trabalho. Como parte da postura de transparência, a direção ainda prestou contas da situação financeira da entidade.

Trabalhamos diariamente para sermos, de fato, aliados das associações, uma federação que, mais do que representar os interesses, atue na promoção da relevante atividade das instituições”, enfatizou o presidente da Fenacat, Luiz Carlos Neves.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.