Reposição do volume facial
A- A A+A maioria dos brasileiros atualmente se preocupa em manter uma aparência mais jovial. Não só as mulheres, mas também os homens. Devido a essa grande demanda da sociedade moderna, o que não cessa é a crescente lista de procedimentos médicos dermatológicos que podem proporcionar uma harmonização natural da face, postergando cada vez mais uma intervenção cirúrgica.
Um produto já consagrado, aprovado pelo FDA e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o preenchedor de hidroxiapatita de cálcio. Totalmente biocompatível com a pele, é indicado para a reposição do contorno e do volume facial, bem como para o rejuvenescimento das mãos, devolvendo volume, elasticidade e mais viço a essas partes do corpo. Ele apresenta uma particularidade que o torna uma opção bastante atrativa e diferenciada, pois, além de preencher ou dar volume, ele estimula a produção de colágeno, oferecendo o efeito “lifting” tão desejado por esticar a pele.
Esse diferencial o coloca em vantagem em relação aos outros preenchedores para algumas indicações específicas, como remodelação do contorno mandibular e rejuvenescimento com volume das mãos, dando à pele tratada o benefício de melhora também de sua flacidez, com ganhos de firmeza e textura.
Sua aplicação é bem tranquila, realizada em consultório mesmo, apenas com anestesia local por meio de uma fina agulha ou de uma cânula nas camadas profundas da pele. Observa-se um efeito volumizador imediato, mas, ao longo dos meses, ocorre o estímulo da produção de colágeno natural da pele, propiciando resultados que duram mais de um ano. Pode haver leve edema ou inchaço, até mesmo pequenos hematomas e singela sensibilidade ao toque, mas que desaparecem logo nos primeiros dias.
As principais áreas de indicação da hidroxiapatita de cálcio são no contorno do rosto, nos terços médio e inferior da face e, sobretudo, no contorno da mandíbula e no sinal de “bulldog”, que completa o “bigode chinês”, numa linha que desce do canto dos lábios até a parte lateral do queixo.
Os padrões de beleza masculina e feminina têm se mostrado com mandíbulas cada vez mais definidas, e esse efeito é atingido efetivamente com a hidroxiapatita de cálcio. Os resultados são muito satisfatórios.
As mãos também vão perdendo volume e elasticidade com o tempo, deixando tendões e veias mais visíveis, além da flacidez. A hidroxiapatita devolve facilmente o volume perdido e atenua a evidência das estruturas que dão aspecto de envelhecimento às mãos, além de melhorar visivelmente a elasticidade e a textura da pele.
Não há como contestar que a hidroxiapatita de cálcio tem seu lugar entre as várias opções de bons preenchedores disponíveis hoje no Brasil. O importante é ser bem indicado e bem aplicado por médicos capacitados para que o resultado obtido fique harmonioso e natural na face.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.