Robustez associada à economia de combustível
Novo Tector 15 toneladas Economy, da Iveco, é apresentado ao mercado brasileiro e pretende movimentar a categoria de comerciais médios
A- A A+Robustez, versatilidade e baixo consumo de combustível são alguns dos diferenciais do Tector 150E21 Economy 4X2, nova opção de caminhão na categoria de comerciais médios que a Iveco apresentou recentemente ao mercado brasileiro. O modelo também marca o lançamento da geração Economy, cuja principal novidade é o uso de propulsores ainda mais eficientes que, no novo Tector, oferecem a maior potência e o maior torque da categoria, aliados a uma significativa economia de combustível, até 15% superior ao líder de vendas do segmento.
O gerente da Deva, Alexandre Bruno Nunes, conta que o modelo atende às expectativas do público que realiza demandas de entregas urbanas – como atacadistas, distribuidores, supermercadistas, prestadores de serviços em geral, comércio de materiais de construção e prefeituras –, pois reúne qualidade, robustez, garantia e preço de venda e pós-vendas justos, além de desempenho positivo em distâncias curtas e médias em rodovias.
Com PBT (Peso Total Bruto) de 15.400 kg, o veículo tem chassi reforçado e versatilidade para receber quaisquer tipos de implemento. A diversidade de uso permite atender tanto às grandes redes de transportadores quanto aos pequenos e médios frotistas, que podem preferir um caminhão com capacidade e robustez suficientes.
PRODUTO MINEIRO
Projetado, desenvolvido e fabricado no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), o novo Tector Economy tem seus resultados embasados por uma série de testes feitos pela equipe do Centro de Desenvolvimento de Produto da fabricante. Isso envolve quase 1 milhão de quilômetros percorridos em estradas, serras, vias urbanas com e sem pavimentação, além de campos de testes específicos para avaliar a durabilidade e a resistência estrutural do veículo.
“Isso significa que o veículo foi preparado para suportar as condições mais agressivas das estradas brasileiras, nossas ruas e nosso clima, além de ser um orgulho para todos nós, mineiros”, ressalta Alexandre.
Esses resultados se devem à tecnologia de ponta do novo motor FPT N45, com 206 cv de potência máxima (a 2.500 rpm) e torque de 720 Nm, na faixa que vai de 1.350 a 2.100 rotações. O propulsor, com quatro cilindros e tecnologia SCR, teve um aumento de cilindrada em relação ao seu antecessor – o motor NEF4 – de 3,9 para 4,5 litros.
O novo propulsor conseguiu ainda uma significativa melhora do consumo de combustível. Testes realizados pela equipe de engenharia da Iveco em uma aplicação urbana, considerando o veículo 100% carregado, apontam que o novo modelo Iveco economizou 10% mais combustível que o líder do segmento. Numa aplicação urbana sem carga, a economia chega a 15%.
A transmissão usada é a mecânica Eaton, de seis marchas, com novo acionamento a cabo, que permite um aumento no conforto e na precisão da troca de marchas. Além disso, torna o processo mais ágil, facilitando o desempenho do veículo, principalmente em trechos urbanos.
CONFORTO
A vida a bordo também ficou mais confortável, devido às novas molas parabólicas da suspensão dianteira do veículo, com capacidade de absorção de impacto e vibrações elevados. Na suspensão traseira, as molas parabólicas de duplo estágio se adaptam melhor aos diferentes tipos de terreno, distribuindo os impactos e contribuindo para a estabilidade do caminhão.
A cabine ainda é equipada com molas helicoidais na suspensão posterior. Para o motorista, o resultado é uma viagem mais prazerosa, com movimentos mais suaves. No interior, os tecidos usados são os mesmos do Tector Stradale, versão Premium da linha, conferindo um ar mais sofisticado ao veículo.
O eixo traseiro Meritor MS 23-235 usado no Tector 150E21 Economy apresenta duas relações de redução. Na caixa baixa, com carga que exige mais força do veículo, oferece ao motorista condições de sobrepor obstáculos do dia a dia com maior facilidade. Na caixa alta, permite guiar o veículo em situações que requerem menos força do conjunto motriz. Por sua vez, o eixo dianteiro Iveco é forjado e tem capacidade técnica para 5.000 kg. O cubo de roda é banhado a óleo, em vez de lubrificado com graxeira, reduzindo paradas para manutenção e aumentado a disponibilidade do veículo para as missões rotineiras do transportador.
O caminhão sai de fábrica com banco do passageiro biposto, escotilha de teto, ABS + EBL, porta-estepe, volante com regulagem de altura e profundidade e ajuste automático das folgas das lonas de freios. Como opcional, o veículo pode ser equipado com ar-condicionado.
ASSISTÊNCIA
Os compradores terão dois anos de garantia, além de contar com uma rede de aproximadamente 100 concessionárias que cobrem todo o território nacional e o investimento da marca em serviços de pós-venda, que oferecem disponibilidade de peças e atendimento rápido.
Entre os principais serviços está o programa Assistance Non-Stop, que garante assistência técnica emergencial 24h por dia, sete dias por semana. Com uma frota de 70 oficinas móveis espalhadas estrategicamente pelos principais centros do país, o serviço faz parte do Centro de Atenção ao Cliente Iveco, que garante rapidez e eficiência para atender a qualquer hora, em qualquer lugar.
“Temos o modelo disponível para entrega imediata e já vendemos as primeiras unidades. Preparamos descontos especiais para clientes que fechem negócios conosco ainda neste mês de dezembro. Aproveito para ressaltar que a Deva está preparada para encarar os desafios do próximo ano e contribuir para que os nossos clientes atinjam seus objetivos, transportando produtos com os nossos caminhões Iveco, os mais econômicos do Brasil.”
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.