A estimativa é que o empreendimento dilua o tráfego da Grande BH, reduzindo o tempo de viagem em 30 a 50 minutos tanto para a mobilidade urbana quanto para o transporte rodoviário de cargas, e desvie em torno de 5.000 caminhões da área urbana da capital. O Executivo mineiro também aposta em uma redução de cerca de mil acidentes anuais por conta da requalificação da utilização do Anel Rodoviário.
“Essa conquista marca um momento muito importante para o nosso Estado, que vai mudar muito Ð e para melhor Ð em direção ao futuro”, afirmou o governador Romeu Zema (Novo) após a assinatura do contrato.
Com a formalização da concessão, a empresa que vai gerir a via já dá início aos trabalhos de elaboração e obtenção do licenciamento ambiental. Conforme determina a legislação, deverão ser realizadas audiência pública e consulta livre, prévia e informada às comunidades tradicionais instaladas em um raio de até 10 km do traçado.
Características
O Rodoanel será formado por 100 km de malha rodoviária e terá quatro alças (Norte, Oeste, Sudoeste e Sul). O traçado da via vai cortar 11 municípios da região metropolitana: Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim, Belo Horizonte, Ibirité e Nova Lima.
De acordo com o governo estadual, o Rodoanel terá “o mais alto padrão técnico”, sendo considerado uma rodovia “classe 0”. A via terá duas faixas em cada sentido, acostamento em todo o trecho e canteiro central expandido, além de total controle de acessos para se evitar o adensamento populacional às margens das pistas.
A cobrança de pedágio na via será automática, por meio do sistema free-flow. Os usuários que utilizarem TAG terão descontos na tarifa, bem como aqueles que forem frequentes e os que percorrerem todo o trecho. Também estão previstas no contrato cláusulas ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), que estabelecem obrigações à concessionária para minimizar os impactos ambientais.
A expectativa, segundo o governo, é que as obras tenham início já em meados do ano que vem e que a conclusão das primeiras alças (Oeste e Norte) aconteça até o sexto ano do contrato.
Investimentos
O governo mineiro vai injetar R$ 3,07 bilhões na implementação do projeto do Rodoanel. O montante é resultado de uma parceria público-privada proveniente de um acordo judicial assinado com a Vale em razão do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro de 2019, que vitimou 272 pessoas.
À INC S.p.A. caberá o investimento de R$ 2 bilhões no financiamento da implantação, da manutenção e da operação da rodovia. A empresa também será a responsável pela elaboração de projetos básicos e executivos, pela construção da via e pela sua operação e manutenção ao longo de 30 anos. O Executivo mineiro ficará incumbido de fiscalizar o contrato para que todas as exigências sejam cumpridas e verificar a qualidade e o nível dos serviços prestados de acordo com as demandas e as necessidades dos usuários.