Sob nova direção

EPR Via Mineira assume concessão da BR-040 entre BH e Juiz de Fora, e leilão da BR-262, entre Betim e Uberaba, é marcado para outubro

Estradas / 27 de Setembro de 2024 / 0 Comentários

O trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora já conta, enfim, com a gestão de uma nova concessionária após a Via 040 pedir a quebra do contrato com a União.

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O trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora já conta, enfim, com a gestão de uma nova concessionária após a Via 040 pedir a quebra do contrato com a União. Desde 6 de agosto, a EPR Via Mineira é a responsável pelos 232 km que ligam a capital ao município da Zona da Mata. 

A concessão da rodovia foi formalizada em abril deste ano e conquistada pela empresa que apresentou uma proposta de desconto de 11,21% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. O contrato tem vigência de 30 anos.
A extensão concedida à iniciativa privada abrange 15 municípios mineiros e cerca de 4,3 milhões de habitantes. O investimento total no projeto é de R$ 8,7 bilhões, sendo que R$ 3,5 bilhões serão aplicados em obras e melhorias nos primeiros sete anos.
Para os primeiros cem dias de operação, a EPR Via Mineira anunciou que vai executar 42 ações prioritárias para melhorar as condições da via e assegurar a segurança e o conforto dos usuários. Entre essas medidas estão intervenções na Serra de Moeda, em Itabirito, na região Central do Estado. As obras contemplam melhorias de pavimento e na sinalização da via.
“Havia um grande clamor de usuários, entes públicos e privados por maior segurança, em caráter de urgência. De acordo com as condições existentes na pista, com foco na segurança e na fluidez, desenvolvemos uma série de intervenções rápidas que facilitam a travessia de quem vem da região de Moeda e acessa a rodovia, sem comprometer a fluidez dos usuários que trafegam pelo eixo dela. Essa solução provisória ficará em vigor até que a obra definitiva, programada para o sexto ano do contrato, seja devidamente licenciada e concluída”, detalha o diretor-executivo da EPR Mineira, Eric de Almeida.
Outras melhorias já anunciadas pela concessionária são a instalação de 200 placas novas, a aplicação de mais de 5.000 toneladas de asfalto em pavimentação, a remoção de dez toneladas de lixo das vias, a roçada de 220 km de vias e a limpeza de 18 km de drenagem. A solução definitiva para o Trevo de Moeda está prevista, de acordo com o cronograma do contrato de concessão, para 2030.
Já no sentido contrário da BR-040, entre Belo Horizonte e Brasília (DF), também desde 6 de agosto, a rodovia está sendo provisoriamente administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) até a nova concessão. “Com isso, as praças de pedágio dessa parte serão liberadas para a circulação de veículos. A medida atende a uma decisão judicial que determinou a saída da concessionária Via 040. Vale lembrar que o leilão do trecho da BR-040 entre BH e Cristalina (GO), conhecido como Rota dos Cristais, está agendado para 26 de setembro”, frisa a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
 
Andamento
Outra rodovia federal que corta Minas Gerais e está prestes a passar por mudanças é a BR-262, entre Betim e Uberaba. O leilão dos 438,9 km da chamada Rota do Zebu está marcado para 31 de outubro. Com duração de 30 anos, o contrato prevê mais de R$ 8,5 bilhões em investimentos na rodovia, que atualmente, integra o trecho sob concessão da Triunfo Concebra, que abrange as BRs 060, 153 e 262, no Distrito Federal, em Goiás e em Minas.
A nova concessão vai do entroncamento com a BR-381 em Betim, na região metropolitana, até o entroncamento com a BR-050 em Uberaba, no Triângulo. Entre as melhorias previstas estão 44,3 km de duplicação, 168,8 km de faixas adicionais, 3,63 km de vias marginais, duas correções de traçado, dez viadutos, uma passagem subterrânea, 17 passarelas, uma rampa de escape, cem pontos de ônibus, 17 barreiras antirruído, nove caixas de produtos perigosos, três passagens de fauna e um ponto de parada e descanso, segundo a ANTT.
“Este é um projeto importante que coloca fim a um trecho em devolução, que abre a esperança da população que vive nessa região para novos investimentos como duplicações, terceiras faixas e ainda questões de segurança. Será o quarto leilão do ano e vamos avançando na proposta de ativos para a iniciativa privada. Este é um novo capítulo na história da BR-262/MG”, concluiu o diretor-geral da agência, Rafael Vitale.
 
 

 

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