Tecnologia a serviço do trânsito
Fotos: Prefeitura Municipal de Curitiba/Divulgação
Sistema de mapeamento aéreo das ruas e avenidas de Curitiba, no Paraná, começou a ser testado em maio deste ano e vai reunir com precisão as principais informações de uma via
Um projeto-piloto que faz o mapeamento dos veículos que circulam pelas ruas e avenidas de Curitiba, no Paraná, está dando o que falar. Desde o fim de maio deste ano, a nova tecnologia, desenvolvida pela empresa curitibana Aeroimagem, que utiliza sistemas da Here/Nokia, provedor potente de imagens de tráfego do mundo, atendendo a empresas como Microsoft, Samsung, Volvo e Mercedes, está sendo testada para a área de trânsito, com base na coleta de imagens aéreas da cidade. Inicialmente, o projeto-piloto vai indicar as condições de sinalização de trânsito no município para que algumas fragilidades sejam identificadas pela Secretaria Municipal de Trânsito.
O equipamento mapeia, com muita precisão, diversas informações de uma via, incluindo placas de trânsito, semáforos, postes, cabeamentos e árvores. Utilizando um carro, a tecnologia fotografa o percurso em 360 graus e, ao mesmo tempo, faz uma varredura sobre o trecho percorrido. Dessa forma, as medidas retiradas são precisas e de fácil acesso. O projeto é focado no levantamento georreferenciado de todos os elementos no nível da rua, começando pela sinalização horizontal e vertical (pinturas no pavimento, placas e semáforos) das principais vias de Curitiba.
“Os dados levantados serão integrados em uma ferramenta de gestão online. Será possível não somente monitorar, retirar medidas precisas e cadastrar os referidos ativos, mas também gerenciar os mesmos dados em uma plataforma web, com acesso direto via browser e sem a necessidade do consumo de dados por especialistas em geoprocessamento, já que o sistema pode ser operado após um rápido treinamento”, explica o gestor de negócios da Aeroimagem, Sergio Laskoswski. A plataforma que abrigará os dados cadastrados será o Sitgeo, ferramenta de gestão cadastral georreferenciada desenvolvida pela empresa.
O projeto-piloto terá duração de 120 dias. Como o carro da Aeroimagem está fazendo os registros das vias de Curitiba desde maio, a previsão é que, até o fim de setembro, as imagens captadas estejam disponíveis para a comissão de análise de projetos da Secretaria Municipal de Trânsito da Prefeitura de Curitiba, composta por integrantes da própria secretaria, da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Positivo.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Para o gerente da Here Brasil, Ricardo Pinheiro, com a utilização da tecnologia, Curitiba passa a ter uma maquete digital que pode ser usada como fonte de consulta para qualquer tipo de projeto ou futuro planejamento. “O sistema permite também um acompanhamento em tempo real do trânsito da cidade, o que contribuirá com o planejamento das melhores rotas para os motoristas. E a atualização desses dados pode ser constante, propiciando a tomada rápida de decisões”, garante.
De acordo com a secretária municipal de Trânsito da cidade, Luiza Simonelli, o projeto vai indicar as condições da sinalização de trânsito do município. “Além disso, ele pode nos ajudar a verificar quais locais precisam de reforço”, completa. Já o secretário de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, destaca que esse “sistema serve não só para a mobilidade urbana, mas também para diversas áreas de gestão de Curitiba, como meio ambiente, urbanismo, obras, finanças, defesa social, dentre outras”, finaliza.
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