Em agosto e setembro deste ano, completa-se um ano da inauguração da primeira e da segunda balanças de pesagem de veículos pesados em movimento do país. A previsão é que outras duas entrem em operação ainda neste ano em trechos concedidos à iniciativa privada e administrados pela EcoRodovias.
A BR-365, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi a pioneira. O dispositivo, instalado na altura do KM 640, realiza a pesagem de caminhões e ônibus automaticamente por meio de sensores de alta precisão que aferem diretamente a carga durante a passagem do veículo.
O segundo local a receber a novidade foi a BR-364, no KM 110, em Cachoeira Alta (GO). Similar ao da rodovia mineira, o equipamento goiano é o primeiro do país capaz de fiscalizar, simultaneamente, veículos que trafegam pelos dois sentidos de uma rodovia de pista simples.
A tecnologia, conhecida pela sigla em inglês HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion), foi inaugurada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceria com a Ecovias do Cerrado, concessionária da EcoRodovias, responsável pelo trecho. Uma das vantagens desse modelo é não haver necessidade de se construir um Posto de Pesagem Veicular (PPV), com balanças e pátios às margens da via, para fazer a fiscalização.
Mecanismos
Com as novas balanças, o modelo, a quantidade de eixos e o tipo de caminhão ou ônibus que estão sendo pesados são identificados simultaneamente por meio de câmeras inteligentes instaladas em um pórtico, de maneira que 100% dos veículos sejam fiscalizados, acabando com a possibilidade de evasão dos condutores.
“O modelo de pesagem comum, que utiliza os PPVs, tem capacidade operacional reduzida porque depende, entre outras coisas, de uma triagem de veículos. Além disso, a fiscalização é feita em baixa velocidade, usando até duas balanças para detectar a sobrecarga. A tecnologia que estamos implementando na Ecovias do Cerrado, por sua vez, faz todo o processo de pesagem de forma instantânea, bastando ao motorista passar sobre os sensores instalados no pavimento, sem precisar reduzir a velocidade”, afirmou, na época, o diretor-superintendente da concessionária, Matheus Fernandes.
Segundo a ANTT, outra vantagem desses dispositivos é o custo três vezes menor do que o das praças de pesagem tradicionais, além de causarem menos danos ambientais aos locais onde são instalados.
A instalação dos dois equipamentos já em operação concluiu a primeira etapa do projeto Sandbox Regulatório da ANTT. Os outros dois previstos para este ano, da segunda fase, serão instalados em Uberlândia e São Simão (GO).