Transcon cobra melhorias na BR-381
Empresa de transporte diz que aguarda construção da trincheira da Avenida David Sarnoff prometida pela Autopista Fernão Dias
Prefeitura cobra melhorias em retornos e entradas de bairros ao longo da BR-381
Ter uma rodovia da dimensão da BR-381 perto de casa pode, à primeira vista, parecer um alento, mas não é. As principais ruas e avenidas de Contagem que cortam a Fernão Dias estão cada dia mais engarrafadas, e a solução, segundo reivindica a Empresa de Transporte de Contagem (Transcon), seriam obras de melhorias feitas pela concessionária responsável pelo trecho.
O principal local apontado pela Transcon como necessário para melhorias no trânsito da cidade é o cruzamento com a Avenida General David Sarnoff. O pedido da prefeitura é para que ali seja construída uma trincheira, com o objetivo de aliviar o tráfego, que, no horário de pico, fica caótico.
O vice-presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz, reclama da concessionária Autopista Fernão Dias. Ele diz que aguarda uma resposta sobre a construção da estrutura, mas não há retorno. "Não tem diálogo, boa vontade. É um descaso total com Contagem", afirma. "A trincheira da David Sarnoff foi alavancada por eles, mas existe só no papel. Sinalizaram para a construção, participei das reuniões e ficaram de fazer as melhorias", diz.
Outro pedido feito à Autopista, segundo Rodrigo Tomaz, foi a transposição da Rua Marco Aurélio Rabelo, agora Avenida dos Austríacos, no Bairro Flamengo, para a Avenida Rio Volga, no Riacho das Pedras, passando por cima da rodovia. "Essa obra deslocaria o trânsito municipal e não congestionaria tanto a rodovia, como acontece hoje. Os moradores de Contagem circulariam melhor."
A prefeitura ainda cobra a construção de um retorno no viaduto da hípica, perto do Carrefour. A concessionária fez um alargamento recentemente, segundo Rodrigo Tomaz, porque a Transcon colocou uma faixa de Pare. "A cidade tem trânsito no horário de pico por causa do tráfego da rodovia", diz Rodrigo.
O diretor superintendente da Autopista Fernão Dias, Helvécio Tamm, explica que a possibilidade da trincheira da Avenida General David Sarnoff surgiu depois que, mesmo em contrato, foi cancelada uma obra no trecho da rodovia na altura de Atibaia, em São Paulo, no valor de R$ 3 milhões. Com isso, o valor deveria ser empregado em algum outro empreendimento ao longo da rodovia, e então veio a demanda de Contagem.
Segundo Helvécio, porém, para a construção da trincheira, seriam necessários R$ 12 milhões. "O processo não foi para frente. Temos disponíveis R$ 3 milhões e encaminhamos o projeto à ANTT com os valores, informando que não temos condição de arcar com o restante. A prefeitura ficou de decidir se vai dar a contrapartida de R$ 9 milhões e como isso pode ser feito juridicamente. Hoje, o processo está mais nas mãos da prefeitura do que na nossa", afirma Tamm. Enquanto isso, segundo ele, o valor não tem onde ser empregado.
PISTAS NORTE E SUL
Quanto às outras obras cobradas pela prefeitura, a Autopista, por meio do diretor superintendente, responde que, no viaduto da hípica, uma terceira pista foi alargada para dar mais fluidez ao trânsito. "Entendemos que a obra de melhoria da interseção já está concluída na pista sul", diz. Já na pista norte, segundo ele, também foi feita uma intervenção recentemente. Uma rua lateral foi criada para dar fluxo para quem vai entrar no bairro.
Ruas de tráfego urbano de Contagem ficam sobrecarregadas
De acordo com Helvécio Tamm, está previsto um conjunto de obras ao longo de toda a BR-381 no trecho entre Contagem e Betim. Desde a Praça da Cemig até o trevo do Shopping Metropolitan, a rodovia, segundo o diretor superintendente, será transformada em uma via expressa. Hoje, são duas pistas e uma terceira para pontos de ônibus e saída para as marginais. Com intervenções, serão três pistas inteiras para o tráfego direto. Os pontos de ônibus serão transferidos para as marginais e deve diminuir o número de entradas e saídas da rodovia. "São 13 km no total. A Prefeitura de Contagem já garantiu que vai organizar uma minirrodoviária urbana com vários pontos de ônibus para tirar o fluxo da marginal em frente ao Carrefour", afirma.
O projeto, segundo ele, foi apresentado à Transcon e à Transbetim, e todas as adequações discutidas foram feitas. Agora, a empresa aguarda a licença ambiental para iniciar as intervenções, orçadas em R$ 35 milhões e já previstas no contrato firmado com a ANTT.
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