Transporte sob olhar dos usuários

Pesquisa revela percepção da sociedade quanto ao setor e apresenta oportunidades de melhorias na prestação de serviços

Estradas / 14 de Janeiro de 2015 / 0 Comentários
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Entre março e junho deste ano, a so­ciedade participou de uma pesqui­sa para avaliação dos serviços pres­tados pelas empresas regularizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Cerca de 89 mil questionários res­pondidos revelaram a percepção quanto ao transporte rodoviário interestadual e inter­nacional de passageiros (regular, semiur­bano e fretado), ferroviário de passageiros (regular e turístico) e de cargas, bem como no que se refere à exploração de rodovias federais pela iniciativa privada.

A Pesquisa de Satisfação dos Usuários mostrou que, em relação ao transporte ro­doviário de passageiros, os atributos con­siderados mais importantes no setor inte­restadual e internacional foram conforto, higiene e segurança. No serviço semiurba­no, os mais mencionados foram conforto, segurança e pontualidade.

Usuários das rodovias federais conce­didas indicaram como mais importantes os atributos relacionados à pista, à segurança e à sinalização. No caso do transporte fer­roviário de passageiros, as questões consi­deradas mais relevantes foram as mesmas apontadas pelos usuários do transporte rodoviário: conforto, higiene e segurança. Já em relação às cargas transportadas pe­las ferrovias, os aspectos operacionais dos serviços foram declarados como os mais relevantes pelos respondentes.

METODOLOGIA

O levantamento foi aplicado pelo Instituto Análise em todo o território nacional para conhecer as opiniões e ex­pectativas dos usuários. O transporte ro­doviário de passageiros corresponde ao modal que representa a maior amostra da pesquisa de satisfação, com mais de 74 mil questionários aplicados. Ao todo, 212 empresas foram avaliadas, com en­trevistas em 863 linhas.

As entrevistas com os usuários de rodo­vias federais concedidas foram realizadas pessoalmente com 7.184 condutores de veículos leves e 4.763 condutores de veí­culos pesados. Ao todo, foram avaliados 49 trechos de 14 concessionárias.

Em relação ao transporte ferroviário de passageiros, as entrevistas foram realiza­das pessoalmente nas estações, com 476 usuários do serviço regular e 2.570 usuá­rios do serviço turístico. No serviço regular, foram avaliados os dois trechos em que há prestação desse tipo de transporte (Estrada de Ferro Carajás e Estrada de Ferro Vitória a Minas). O serviço turístico, por sua vez, foi avaliado em 14 trechos.

Ainda referente ao transporte ferroviá­rio, neste caso de cargas, 11 malhas ferrovi­árias foram avaliadas por meio de questio­nários eletrônicos de autopreenchimento, disponibilizados via internet aos represen­tantes das empresas usuárias dos serviços.

E AGORA?

Os resultados foram consolidados e vi­sam aprimorar o planejamento das ações regulatórias e fiscalizatórias da ANTT. Por meio da pesquisa, será possível, por exemplo, identificar situações que me­recem estudo mais aprofundado para a criação ou revisão de normas, bem como o aprimoramento das análises de impacto regulatório e dos critérios de priorização de projetos na Agência.

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