Transporte sob olhar dos usuários
Pesquisa revela percepção da sociedade quanto ao setor e apresenta oportunidades de melhorias na prestação de serviços
A- A A+Entre março e junho deste ano, a sociedade participou de uma pesquisa para avaliação dos serviços prestados pelas empresas regularizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Cerca de 89 mil questionários respondidos revelaram a percepção quanto ao transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros (regular, semiurbano e fretado), ferroviário de passageiros (regular e turístico) e de cargas, bem como no que se refere à exploração de rodovias federais pela iniciativa privada.
A Pesquisa de Satisfação dos Usuários mostrou que, em relação ao transporte rodoviário de passageiros, os atributos considerados mais importantes no setor interestadual e internacional foram conforto, higiene e segurança. No serviço semiurbano, os mais mencionados foram conforto, segurança e pontualidade.
Usuários das rodovias federais concedidas indicaram como mais importantes os atributos relacionados à pista, à segurança e à sinalização. No caso do transporte ferroviário de passageiros, as questões consideradas mais relevantes foram as mesmas apontadas pelos usuários do transporte rodoviário: conforto, higiene e segurança. Já em relação às cargas transportadas pelas ferrovias, os aspectos operacionais dos serviços foram declarados como os mais relevantes pelos respondentes.
METODOLOGIA
O levantamento foi aplicado pelo Instituto Análise em todo o território nacional para conhecer as opiniões e expectativas dos usuários. O transporte rodoviário de passageiros corresponde ao modal que representa a maior amostra da pesquisa de satisfação, com mais de 74 mil questionários aplicados. Ao todo, 212 empresas foram avaliadas, com entrevistas em 863 linhas.
As entrevistas com os usuários de rodovias federais concedidas foram realizadas pessoalmente com 7.184 condutores de veículos leves e 4.763 condutores de veículos pesados. Ao todo, foram avaliados 49 trechos de 14 concessionárias.
Em relação ao transporte ferroviário de passageiros, as entrevistas foram realizadas pessoalmente nas estações, com 476 usuários do serviço regular e 2.570 usuários do serviço turístico. No serviço regular, foram avaliados os dois trechos em que há prestação desse tipo de transporte (Estrada de Ferro Carajás e Estrada de Ferro Vitória a Minas). O serviço turístico, por sua vez, foi avaliado em 14 trechos.
Ainda referente ao transporte ferroviário, neste caso de cargas, 11 malhas ferroviárias foram avaliadas por meio de questionários eletrônicos de autopreenchimento, disponibilizados via internet aos representantes das empresas usuárias dos serviços.
E AGORA?
Os resultados foram consolidados e visam aprimorar o planejamento das ações regulatórias e fiscalizatórias da ANTT. Por meio da pesquisa, será possível, por exemplo, identificar situações que merecem estudo mais aprofundado para a criação ou revisão de normas, bem como o aprimoramento das análises de impacto regulatório e dos critérios de priorização de projetos na Agência.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.