TRC do futuro
Fenatran e Movimat movimentaram mais de R$ 8,5 bilhões em negócios e receberam mais de 62 mil pessoas. Principal foco dos eventos foi a alta tecnologia ligada ao setor.
A- A A+O portunidades de negócios e muita tecnologia. Durante cinco dias, o setor de transporte rodoviário de cargas (TRC) movimentou a cidade de São Paulo, e dois eventos receberam a presença de visitantes do mundo inteiro. De 14 a 18 de outubro último, aconteceram a 22ª edição do Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Carga (a Fenatran) e o 33º Salão Internacional de Logística Integrada (Movimat). Foram mais de 62 mil visitantes e de R$ 8,5 bilhões em negócios.
Segundo a organização, o público cresceu 24% em relação à edição passada, em 2017. Neste ano, mais de 450 marcas participaram e representaram 100% da cadeia produtiva do TRC.
“Tivemos a presença massiva dos principais compradores do setor na Fenatran e no Movimat. Encontramos nesta edição uma diversidade enorme de inovação. Muitas tecnologias que já são realidade em outros países foram apresentadas como soluções para o mercado brasileiro, como caminhões elétricos, movidos a gás e a hidrogênio, com recursos eletrônicos e de condução semiautônoma. Muitos fóruns debateram e anteciparam a visão sobre o futuro do transporte e da mobilidade”, disse o diretor do portfólio de mobilidade da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa organizadora da Fenatran, Leandro Lara.
As marcas expuseram alta tecnologia. Nos estandes, havia lançamentos de caminhões elétricos e movidos a fontes alternativas, novidades na área de rastreamento, telemetria e serviços que visam à eficiência do transporte.
A Arena New Mobility Logistics foi um espaço para discussões e palestras constantes sobre mobilidade, sustentabilidade e novas formas de propulsão. “A segunda edição da New Mobility trouxe ao segmento um formato inédito e relevante para as marcas discutirem as novas tendências que impactarão seus negócios nos próximos dez anos”, afirmou o diretor da Fenatran e do Movimat, Luiz Bellini.
Experiência
Uma das grandes experimentações da feira foi conferir o mock up do Hyperloop, o primeiro modelo de cápsula de transporte. Os visitantes puderam experimentar a sensação de viajar na velocidade do som por meio de realidade virtual. Esse modelo de transporte do futuro é feito em cápsulas aerodinâmicas que viajam dentro de tubos magnéticos cobertos por painéis solares.
A estrutura, conforme divulgado pela organização, gera energia limpa para mover as cápsulas e abastecer cidades no entorno das linhas de transporte. Duas linhas experimentais já funcionam em Toulouse, na França, e em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Outra novidade foi a retomada da Fenatran Experience, que não aconteceu nas duas últimas edições. Foram realizados mais de 2.000 test drives no circuito de 2 km, com veículos de várias marcas.
Segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, a Fenatran marcou a retomada do setor. “Registramos muitos visitantes ao longo dos dias da feira, e o clima no evento foi muito positivo. Algumas das nossas associadas nos informaram que precisaram trazer mais vendedores para os estandes, e outras bateram a meta para o ano. Essa é uma informação fantástica, pois não existe compra de veículos comerciais se não há uma boa expectativa em relação à economia do país. E a Fenatran nos mostrou que os responsáveis por carregar grande parte do PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil estão confiantes e otimistas para o futuro”, comentou Moraes.
O vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, destacou que a grandiosidade da feira não ficou apenas no tamanho, na beleza dos estandes ou no público extraordinário. “A maior atração foi o expressivo número de negócios gerados. Os transportadores vieram dispostos a comprar e compraram muito. A conclusão foi praticamente unânime: encantamento com a beleza da feira, mas o que mais entusiasmou foi a oportunidade de fazer bons negócios”, definiu Helou. (Com informações da assessoria da Fenatran)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.