Treinamento intensivo
Prevenir Proteção Veicular leva equipe de socorristas voluntários dos Anjos do Asfalto para curso intensivo que aprimora técnicas e práticas de salvamento
Quem é voluntário também precisa reciclar e aumentar seus conhecimentos. Ainda mais quando se trata de salvamento. No início de março, um grupo de voluntários da equipe Anjos do Asfalto passou um fim de semana na cidade de Mafra, em Santa Catarina, para r
Quem é voluntário também precisa reciclar e aumentar seus conhecimentos. Ainda mais quando se trata de salvamento. No início de março, um grupo de voluntários da equipe Anjos do Asfalto passou um fim de semana na cidade de Mafra, em Santa Catarina, para realizar um treinamento intensivo de operador de resgate veicular. O curso foi patrocinado pela Prevenir Proteção Veicular, que é uma empresa que apoia o grupo de resgate Anjos do Asfalto, e foi ministrado pela Recue Treinamentos, especializada na área de emergência, resgate urbano e industrial.
“A felicidade em aprender técnicas que podem salvar vidas não tem valor! Nossos parabéns à Recue Treinamentos pela qualidade, pela dinâmica e pelo profissionalismo apresentados. Agradeço também ao coronel Carlos Roberto Rodrigues, pessoa de patente elevada que, com humildade e competência, fez a diferença em nosso aprendizado. Aos nossos apoiadores e patrocinadores, nossa gratidão pela confiança depositada”, disse Geraldo Eugênio de Assis, presidente dos Anjos do Asfalto ao fim do curso.
O instrutor Carlos Nataniel de Barros Heiler disse que foi uma grande experiência e importante também para trocar vivências. “A equipe do Anjos do Asfalto conseguiu evoluir bastante e aprendeu a operar e manipular equipamentos que hoje são de última geração no mercado, como equipamentos elétricos, almofadas pneumáticas e outros usados em salvamentos. Fizemos muitos cenários em três dias intensos de treinamento. Acho que foi um desempenho bem interessante e que vai agregar muito no trabalho da equipe em Minas Gerais”, avaliou o treinador. Carlos é instrutor responsável pelo curso de resgate veicular pela CTILSB no Brasil e atua na área de treinamentos desde 2013. Também é socorrista resgatista há mais de dez anos, com experiência em resgate rodoviário e no Samu.
Segundo ele, a Recue conta hoje com equipe de instrutores altamente capacitados e com experiência em salvamentos tanto no Brasil quanto em outros países. O centro de treinamento na cidade de Mafra é específico para vivências de salvamento, simulações e uso dos equipamentos.
O curso feito pelos voluntários dos Anjos do Asfalto oferece conhecimentos teóricos e práticos na área de resgate veicular por meio do uso da metodologia Saver (sigla em inglês para “Abordagem Sistemática para Resgate de Vítimas Aprisionadas”). A metodologia é amplamente empregada no mundo e compõe 70% de aulas práticas. Ao fim, é realizado um simulado técnico para que o aluno coloque em prática todas as habilidades desenvolvidas ao longo do treinamento e esteja apto a receber o certificado de Resgate Veicular nível Operador.
Entre as aulas estão temas como biossegurança, saúde ocupacional e emprego de aparelhos de proteção individual; sistema de comando de incidentes, sinalização de segurança em caso de acidentes de trânsito, avaliação da cena em 360 graus com análise de riscos; biomecânica do trauma, medidas de proteção contra incêndios, entre vários outros que aprofundam no salvamento veicular.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.