Turbulência em terra (não tão) firme
A- A A+Empresas do transporte rodoviário de cargas (TRC) estão cada vez mais investindo em tecnologia para driblar a insegurança e potencializar a produção (leia-se: reduzir gastos e aprimorar o trabalho). A matéria especial da Entrevias mostra como o uso de câmeras embarcadas está contribuindo com bons resultados para o setor e traz alguns exemplos de companhias mineiras que já vêm somando números positivos depois de investirem nesses equipamentos tanto para coibir a ação de criminosos quanto para alertar motoristas sonolentos, por exemplo.
Nesta edição, também mostramos como o segmento vem enfrentando estradas difíceis: se, por um lado, o cenário sugere uma recuperação, com desempenho igual ou até superior ao do período pré-pandêmico, por outro, a alta da inflação, puxada, sobretudo, pelos preços dos combustíveis, esboça um cenário de grandes incertezas e inseguranças ainda maiores.
A essa lista ainda pode-se acrescentar a escalada da violência, que, constantemente, atravessa o caminho dos profissionais do TRC. Dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística mostram que o roubo de cargas aumentou 1,7% no Brasil em 2021.
Já deu pra perceber que o segmento ainda tem muito chão pela frente, não é mesmo, caro leitor? Deixamos aqui, então, o convite para a leitura completa de mais uma edição.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.