Um novo caminho
Animais abandonados na BR-381 são resgatados por concessionária, recebem atendimento veterinário e são encaminhados para adoção
A- A A+Agravado durante a pandemia da Covid-19, o abandono de animais tem se tornado mais um dos graves problemas encontrados nas estradas brasileiras. Embora essa seja uma prática criminosa, conforme previsto pelo Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), ela tem se intensificado nos últimos meses.
Para tentar reverter esse cenário, a Arteris Fernão Dias, concessionária que administra a BR-381 entre Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Guarulhos, na Grande São Paulo, lançou, em junho último, a campanha #MeAdota. De lá para cá, cães e gatos resgatados pela empresa vêm recebendo cuidados veterinários em clínicas parceiras em Pouso Alegre, no Sul de Minas, e, se estão saudáveis, são disponibilizados para adoção.
“Com a pandemia, o número de animais encontrados nas rodovias – muitos em estado de abandono e fragilizados – cresceu. Para o resgate deles, os usuários entram em contato com a concessionária pelo 0800 2830 381 ou pelo nosso canal no Twitter (@Arteris_AFD)”, informa a gestora da BR-381.
As cadelas Pretinha e Tilápia, ambas de aproximadamente 1 ano, foram as primeiras a receber alta e a ser consideradas aptas a encontrar um novo lar. Segundo a Arteris Fernão Dias, as pessoas interessadas em adotar um animal devem entrar em contato diretamente com a clínica veterinária parceira – informada pela concessionária. Para levar um bichinho para casa, é necessário apresentar um documento de identidade e assinar um termo de responsabilidade.
“Caso alguém identifique um dos animais como seu, deve apresentar um documento que comprove a propriedade – como, por exemplo, uma foto ou carteira de vacinação”, ressalta a empresa.
De acordo com a concessionária, além de cães e gatos, já foram resgatados na BR-381 cavalos e animais silvestres como capivaras, corujas e cachorros-do-mato. A campanha #MeAdota também é realizada em outras rodovias administradas pela Arteris S/A.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.