Um perfil do trabalhador

Empresa de cartão ouve participantes do Clube da Estrada e mostra necessidades dos condutores

Profissional / 24 de Setembro de 2014 / 0 Comentários
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Parar, descansar, relaxar antes de pegar estrada novamente. Uma empresa especializada em cartão-frete realizou uma pesquisa em seus pontos de paradas pelo país ouvindo quase 5 mil carreteiros. O resultado mostrou que o profissional da estrada conta muito com esses locais fixos ou eventos realizados nas rodovias para manter os exames ligados à saúde, contato com a família via internet e mesmo para esticar o corpo antes de voltar ao volante.

Todos os pesquisados participam do Clube da Estrada, da empresa Repom, idealizadora da pesquisa. Entre março e abril deste ano, foram ouvidos 4.950 carreteiros. Os profissionais são, na grande maioria, homens com idade média de 40 anos. Segundo o resultado, 47% deles são casados, 39% têm filhos e 74% aprovam as áreas de lazer e descanso da empresa.

Na época da divulgação dos dados, o diretor de operações da Repom, Otávio Farah, em entrevista à imprensa, disse que 78% dos condutores que passaram por uma das unidades do Clube da Estrada retornaram. Na parada, 43% dos carreteiros usam a internet. Segundo Farah, a preferência é, principalmente, para pagar contas, acessar as redes sociais e se comunicar com a família. Muitos deles ainda fazem cursos on-line e assistem a vídeos. “Isso mostra que houve uma mudança no perfil desse trabalhador, que agora está incluído nos meios digitais”, afirma.

Muitos relataram que a distância da família pesa bastante quando estão na estrada, assim como o acesso ao lazer e dificuldade em encontrar serviços de saúde e higiene pessoal. Segundo a pesquisa, no entanto, os profissionais da estrada também contam com os eventos e espaços como do Clube da Estrada para receber atendimento estético, como cortar cabelo e fazer a barba.

SAÚDE

Dos 1.040 motoristas atendidos nos serviços de saúde dos pontos, 18% estavam com a pressão arterial alterada e 25% fazem tratamento, como controle por meio de remédio, para hipertensão. Quatro deles foram orientados a seguir para uma unidade de pronto-socorro por apresentar riscos. 

Ainda segundo o estudo, os caminhoneiros entrevistados têm consciência de sua importância na cadeia logística, sentem-se unidos e percebem que sacrificam suas vidas por uma causa de benefício social, estão juntos para conquistar os objetivos da categoria, sentem-se incompreendidos pela sociedade e, entre os casados, a mulher é quem administra as despesas domésticas e define o montante destinado ao consumo e à poupança.

A Repom tem unidades do Clube da Estrada em Maringá, no Paraná, Rondonópolis, no Mato Grosso, Jacareí e Atibaia, em São Paulo. Os entrevistados foram ouvidos nos quatro pontos. A expectativa é de que até o fim do ano a empresa registre mais de 50 mil atendimentos. Os espaços dispõem de computadores, poltronas individuais para assistir à televisão, espaço para crianças que acompanham seus pais na viagem, assistência de enfermagem e estética, entre outros.

 

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