Vagas a um clique
Aplicativo para smartphones é solução para estacionamento rotativo regulamentar
A- A A+Projeto piloto em Curitiba pretende oferecer dinâmica para o trânsito e mobilidade para motoristas. Um aplicativo (app) para smartphones, desenvolvido pela Pango Mobile Parking, serve para a compra e a utilização de vagas de estacionamento rotativo regulamentado em uma área da cidade.
“O aplicativo foi desenvolvido há oito anos em Israel, com o propósito de oferecer ao usuário do estacionamento rotativo regulamentado uma maneira mais fácil de pagar por sua permanência na vaga, e o projeto foi evoluindo e se adequando às necessidades de onde está em funcionamento. No Brasil, iniciamos um projeto piloto em Curitiba no final de julho, mas estamos apresentando esse aplicativo de mobilidade urbana para diversos gestores municipais”, conta o diretor geral da Pango Brasil, Daniel Candido.
“Estamos em uma fase de ‘tropicalização’ do aplicativo e fazendo todo o possível para agradar ao público brasileiro. Temos o interesse em todas as cidades que tenham pelo menos 500 vagas de estacionamento rotativo, pois nosso sistema, além de favorecer o usuário, traz economia e inteligência de mobilidade ao município”
Daniel Candido, diretor geral da Pango Brasil
Para utilização, o usuário precisa se cadastrar no site da empresa (www.mypango.com.br) e baixar gratuitamente o app no próprio portal, no Google Play ou ainda no App Store (versões Android ou IOS, respectivamente). O usuário cadastra seu cartão de crédito e pronto: é só usar. “Depois dessa etapa, basta parar o carro na vaga, pressionar o iniciar e uma mensagem é enviada, no mesmo momento, mostrando que a permanência está ativa”, explica Daniel Candido. Além da versão em app, a Pango também pode ser acionada por meio de Call Center e SMS.
Quando o período de permanência está chegando ao fim, uma mensagem é enviada ao telefone do usuário para lembrá-lo. “Quando o motorista está para deixar a vaga, ele pressiona a tecla parar e novamente recebe uma mensagem que confirma a finalização da permanência.”
Nesse sentido, as principais fontes de informações do aplicativo são os próprios usuários, mas também apresenta dados levantados pelos agentes de fiscalização, que, munidos de tablets, quando verificam a situação do veículo estacionado, também abastecem o sistema.
ACEITAÇÃO
Com um mês de funcionamento e em um espaço reduzido de 300 vagas em Curitiba, são mais de 1,5 mil usuários cadastrados. Diante da receptividade, o Pango, quando em funcionamento pleno, mostrará aos usuários que lugares têm mais vagas disponíveis, para facilitar aos motoristas.
“Estamos em uma fase de ‘tropicalização’ do aplicativo e fazendo todo o possível para agradar ao público brasileiro. Temos o interesse em todas as cidades que tenham pelo menos 500 vagas de estacionamento rotativo, pois nosso sistema, além de favorecer o usuário, traz economia e inteligência de mobilidade ao município”, pontua o executivo da empresa.
INICIATIVA EM BETIM
A Transbetim lançou recentemente a campanha “Legal é estacionar aqui” e, com ela, um aplicativo para ajudar o motorista a encontrar lugares próximos para a compra dos talões de rotativo. Em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, a Transbetim desenvolveu um pacote de ações para melhorar o acesso dos condutores aos pontos de vendas
credenciados. Foi feita uma campanha até o início de setembro com distribuição de panfletos pela cidade, mas, sempre que precisar, o motorista pode acessar o smartphone e conseguir as informações que precisa.
O aplicativo Rotativo Betim pode ser baixado gratuitamente nos sistemas Android ou IOS, como Google Play e App Store, respectivamente. Todos os pontos de venda do talão estão cadastrados e são encontrados por georreferenciamento. São lojas, casas lotéricas, bancas de jornal, lanchonetes, entre outros. Ao todo, são 22 locais. Pelo celular, o motorista pode identificar visualmente qual é o endereço indicado, que recebeu um selo “Aqui tem Rotativo Betim”. Para o coordenador do sistema de Estacionamento Rotativo da Transbetim, Fábio José, comprar nos estabelecimentos credenciados garante o preço real da folha e evita que o motorista receba folhas danificadas, com cortes, emendas e ainda pague mais caro.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.