Vida nova para a ‘rodovia da morte’

Leilão da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares é, enfim, realizado, 
e rodovia é concedida à iniciativa privada

Estradas / 29 de Outubro de 2024 / 0 Comentários

Com um investimento da ordem de R$ 9,34 bilhões - somando captação e serviços operacionais -, a empresa 4UM FIP em Infraestrutura de Responsabilidade Ltda.

A- A A+

 

Com um investimento da ordem de R$ 9,34 bilhões - somando captação e serviços operacionais -, a empresa 4UM FIP em Infraestrutura de Responsabilidade Ltda. vai administrar o trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, pelos próximos 30 anos. Vencedor do leilão, realizado em 29 de agosto último, na Bolsa de Valores de São Paulo, o consórcio tem pela frente a missão de rebatizar a estrada, não à toa conhecida como “rodovia da morte”.

A conclusão do processo de concessão ocorreu após “melhorias substanciais no projeto”, de acordo com o Ministério dos Transportes. “O projeto está bem-estruturado. Eu defendo que ele seja exequível. Não adianta leilão com ‘superdescontão’ e depois não ter a obra entregue às pessoas. Viveremos no Brasil o maior ciclo de leilões de infraestrutura, tanto rodoviária quanto ferroviária, da história”, afirmou o titular da pasta, Renan Filho. Ainda segundo o ministro, a concessão da BR-381 é “uma solução nova para um problema antigo”.
A 4UM Investimentos, estreante em leilão de infraestrutura, venceu a disputa ao apresentar uma proposta com a menor tarifa de pedágio (deságio de 0,94%), que é um critério do leilão, e um aporte financeiro vinculado à concessão. Para o governo federal, essa combinação garante tarifas mais justas aos usuários e a sustentabilidade do contrato.
“Quero firmar aqui um compromisso: eu sou um cidadão paranaense. A 4UM é paranaense, mas sou fã do povo mineiro. A gente quer é, a partir de agora, fazer com que a BR-381 seja chamada de ‘rodovia da vida’ e vamos dedicar trabalho sério para que isso se concretize ao longo dos próximos anos. Então, contem conosco, pois o que pudermos fazer de melhor pelo povo de Minas Gerais, para termos a BR-381 do jeito que ela merece, nós faremos”, assegurou o presidente da 4UM Investimentos, Leonardo Boguszewski.
O consórcio vencedor, com sede em Curitiba (PR), reúne ações das empresas MLC, Aterpa e Senpar e soma mais de R$ 7 bilhões sob sua responsabilidade.
De 2016 para cá, foram feitas quatro tentativas de concessão da BR-381 entre a capital mineira e Valadares. Em 2020 e em 2021, o certame chegou a ser suspenso por falta de interessados. Desta vez, o Ministério dos Transportes remodelou o projeto e decidiu assumir as obras de duplicação de 31,4 km no trecho que vai de Belo Horizonte a Caeté, na região metropolitana, conforme foi mostrado pela Entrevias em edições anteriores. Essa área foi alvo de acordos judiciais para desapropriação de terrenos às margens da faixa de domínio da estrada.
 
Próximos passos
A 4Um FIP em Infraestrutura de Responsabilidade Ltda. ficará responsável pela realização de obras estruturantes e por conservar a manutenção da BR-381, elevando os padrões de segurança para quem trafega pela estrada. O trecho sob administração tem início em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262/MG (sentido Sabará), e termina no entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares.
O projeto inclui a duplicação de 106 km de rodovia, a construção de 83 km de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para travessia de pedestres. Também serão instaladas áreas de escape, pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.
A previsão é que a assinatura do contrato ocorra no dia 28 de novembro de 2024 e já no primeiro ano sejam iniciadas as obras de recuperação e correção dos problemas que apresentam maior risco à vida dos usuários. Haverá ainda a recuperação de toda a sinalização da estrada, fundamental tanto para quem trafega quanto para os pedestres.
 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.