Reconhecimento. Esse é o resultado da recente eleição no Sindicato dos Cegonheiros de Minas Gerais (Sintrauto/MG). Para representar uma das categorias mais importantes e organizadas do transporte rodoviário de cargas do Brasil, a atual diretoria foi reeleita com o propósito de dar continuidade à gestão para os próximos quatro anos, evidenciando a aprovação da categoria e o mérito do trabalho desenvolvido.
Liderada pelo presidente Carlos Roesel nos últimos 15 anos, a atual diretoria do Sintrauto/MG toma posse para mais um mandato renovando o compromisso de manter a gestão altamente profissionalizada, focada na eficiência, na produtividade, na competitividade de mercado e na implementação de projetos que promovam condições favoráveis para os profissionais do transporte de veículos.
“Externalizo minha profunda gratidão e enfatizo a renovação do compromisso com cada cegonheiro, com cada instituição parceira e com todo o setor de transporte rodoviário de cargas. Ser reconduzido à presidência deste sindicato é, acima de tudo, uma demonstração de confiança no trabalho que temos realizado juntos. Quero expressar meu mais sincero agradecimento a todos que acreditaram em nossa missão e, mais do que isso, compartilharam os desafios e as conquistas deste mandato”, disse Carlos Roesel.
“Tenho orgulho de dizer que cada vitória foi fruto de um esforço coletivo, em que vozes foram ouvidas e demandas estratégicas, tratadas com seriedade e dedicação. Quero ainda destacar o papel fundamental da nossa diretoria, que tem sido incansável em sua dedicação, em especial, do nosso vice-presidente, Guilherme Venâncio, cuja liderança e comprometimento têm sido pilares indispensáveis para o sucesso das nossas ações. Guilherme tem sido um exemplo de trabalho sério, sempre atuando de forma incansável para fortalecer nosso sindicato e garantir as melhores condições para a categoria”, completa o presidente do Sintratuto/MG.
Contexto
Desde os primórdios do transporte de automóveis em Minas Gerais, na década de 1980, a trajetória dos transportadores, conhecidos como cegonheiros, tem sido marcada por desafios, aprendizados e uma evolução contínua. Nos primeiros anos, a atividade era caracterizada por uma estrutura precária, com poucos recursos e baixa organização.
Os primeiros transportadores enfrentavam dificuldades para adquirir equipamentos adequados e competir em um mercado ainda pouco estruturado. No entanto, com a determinação e o espírito empreendedor dos pioneiros, deu-se início a um processo de crescimento que mudaria para sempre o cenário da categoria.
A partir das décadas seguintes, instituições representativas e lideranças comprometidas surgiram, permitindo que os cegonheiros de Minas Gerais dessem passos sólidos em direção a um modelo mais eficiente e colaborativo de atuação. Aos poucos, os transportadores começaram a perceber que a união era fundamental para o crescimento sustentável do setor.
Assim, foram criadas as primeiras iniciativas de colaboração, como compras coletivas de veículos e equipamentos, que possibilitaram melhores condições de negociação e a redução de custos operacionais.
Com o amadurecimento dessa consciência coletiva e a busca por estratégias de cooperação, os cegonheiros mineiros começaram a se destacar em relação aos seus pares de outras regiões. Negociações coletivas, planejamentos estratégicos conjuntos e a divisão justa de cargas foram práticas que passaram a fazer parte do cotidiano, promovendo um crescimento mais equilibrado e justo para todos os integrantes do setor.
Esse modelo de trabalho colaborativo permitiu que os transportadores mantivessem suas operações de forma competitiva, enfrentando com sucesso os desafios impostos por um mercado cada vez mais exigente.
Chegando a 2024, a realidade dos cegonheiros de Minas Gerais é um exemplo de sucesso e superação. A frota atual se destaca por sua alta produtividade e eficiência, fruto de anos de investimento em equipamentos de ponta e na profissionalização das operações. A capacidade de comprar equipamentos a preços competitivos e a distribuição equitativa de cargas são conquistas que refletem a força da união e a liderança séria que se consolidou ao longo das décadas.
Hoje, os transportadores de automóveis de Minas Gerais são reconhecidos como a elite do transporte nacional, resultado de um esforço conjunto que transformou desafios em oportunidades. A jornada de aprendizado, pautada pela união e por uma visão estratégica, proporcionou uma realidade única, diferenciada do padrão nacional. Essa transformação só foi possível graças à capacidade de adaptação, ao fortalecimento de lideranças comprometidas e à valorização do trabalho colaborativo, que garantiu à categoria um lugar de destaque e excelência no cenário do transporte brasileiro.
Legado
A trajetória dos transportadores de automóveis de Minas Gerais não pode ser contada sem destacar a notável participação da família Roesel, que desempenhou um papel fundamental desde o início dessa jornada. Na década de 1980, foi Heinz Roesel, carinhosamente conhecido como “Professor”, quem deu o primeiro passo rumo à construção de um setor organizado e promissor.
Com visão pioneira e liderança inquestionável, Heinz dedicou 20 anos de sua vida ao desenvolvimento do transporte de automóveis no Estado, até seu falecimento, em 1995. Seu legado foi a semente de uma filosofia que valorizava a união, a estratégia e a busca constante por melhorias.
Com a partida do patriarca, a continuidade dessa visão ficou a cargo de seu filho, Carlos Roesel. Determinado a dar seguimento ao trabalho de seu pai, Carlos se uniu a outras lideranças do setor para fortalecer e expandir as conquistas iniciadas por Professor. Sua atuação sólida e estratégica fez com que a categoria evoluísse, consolidando uma identidade baseada em inovação, colaboração e competitividade.
Carlos Roesel, reconhecido até hoje como uma das lideranças mais bem-preparadas do setor de transportes no Brasil, é uma figura respeitada não apenas entre os transportadores, mas também em círculos empresariais e na área legislativa, influenciando decisões e políticas que impactam o segmento.
Graças a essa continuidade de liderança visionária e à capacidade de adaptação e resiliência da categoria, os cegonheiros de Minas Gerais seguem firmes e preparados para os desafios dos novos tempos. Hoje, com um olhar atento à sustentabilidade, a categoria entende seu papel na descarbonização e no desenvolvimento de práticas mais ecológicas e conscientes, buscando sempre fazer deste mundo um lugar melhor.
A busca pela competitividade está ancorada em um compromisso constante com o aperfeiçoamento e a profissionalização, características que servem de exemplo para outras categorias do transporte em todo o Brasil.
A família Roesel, representada pelo patriarca Heinz e seu filho Carlos, foi e continua sendo um símbolo de como a união, o planejamento estratégico e a liderança comprometida podem transformar não apenas um setor, mas todo um Estado. A herança de dedicação e excelência deixada por Professor e continuada por Carlos é a base sobre a qual se ergue uma categoria que inspira outros a seguirem o mesmo caminho de progresso e inovação.
Com a palavra
“Estou muito feliz com o resultado e por somar ainda mais na próxima gestão. Vamos continuar na busca por preço justo e competitivo de fretes, condições especiais para aquisições diversas e tudo com muita seriedade, responsabilidade e comprometimento. Estou aqui para somar com a turma e para ajudar os cegonheiros”, disse Guilherme Venâncio dos Santos, vice-presidente do Sintrauto/MG.
“Quero agradecer a todos pela confiança depositada na nossa diretoria na reeleição. O apoio da categoria é fundamental para alcançamos novas conquistas e consolidar nossa força. Seguimos juntos com a certeza de estarmos no caminho certo do fortalecimento da entidade e de novas conquistas para a categoria”, afirmou Cléber Alessandro da Conceição, secretário-geral do Sintrauto/MG.
Zé da Padaria, presidente da Coopercemg, disse que apoia de forma incondicional a diretoria do sindicato e destacou que ela tem obtido excelentes resultados e realizado um trabalho admirável. “Há muitos anos, antes da composição atual dos diretores, eu sonhava com a concretização de uma parceria entre a Coopercemg e o Sintrauto/MG. Sempre acreditei que não fazia sentido essas duas instituições trabalharem de maneira isolada. Nos últimos anos, esse sonho tornou-se realidade. Hoje, atuamos cada vez mais alinhados pra garantir as melhores condições para a nossa categoria. Por isso, desejo um período ainda mais longo de gestão pra esta diretoria, com quem reafirmo meu compromisso de continuar fortalecendo essa parceria”, frisou Zé da Padaria.
“A reeleição da atual diretoria do Sintratuto/MG é resultado do reconhecimento do trabalho, do profissionalismo, da atuação responsável e transparente desta gestão. A cooperativa parabeniza o novo ciclo de administração com a certeza de que o comprometimento dos diretores e a parceria entre as instituições permanecem como diretrizes. Caminhemos juntos em prol da categoria!”, enfatizou Robson Moreira, diretor comercial da Coopercemg.
“Tenho muitos anos na cegonha e já passei por diversas gestões no sindicato. E, sem dúvida, a diretoria presidida por Carlos é um caso à parte. É uma administração muito acertada, sólida e responsável, que vem crescendo junto com o setor. E a classe é muito grata com os acertos do Sintrauto/MG. Estão de parabéns!”, disse Márcio Arantes, presidente da Associação Particular de Ajuda ao Colega (Apac) Sul.
“O resultado da eleição mostra o reconhecimento do trabalho realizado pela atuação desta diretoria. Fui presidente da mesa responsável pelo processo eleitoral, e foram mais de 200 votos a favor da continuidade contra 3. Isso significa uma satisfação muito grande e a percepção de um trabalho de muito sucesso. Desejo saúde e discernimento para os próximos quatro anos. Sei da responsabilidade de cada diretor ao realizar a gestão do sindicato e acredito que será um período próspero para a categoria”, pontuou Henrique Koloasco, vice-presidente da Apac Sul.
“Sou associado ao sindicato de longa data. O que vemos é uma gestão muito honesta e transparente. Nosso meio teve uma evolução significativa com essa diretoria. Não existe no setor de transporte uma gestão igual a essa, que nos incentiva a crescer, considera nossas necessidades e busca conquistas para a categoria. É, sem dúvida, uma gestão histórica, incomparável, não apenas no transporte, mas também em outros setores”, disse André Luiz da Silva, da empresa André Luiz da Silva Transportes.
“O conselho fiscal é uma ferramenta muito importante. Por ele passam todas as movimentações de gastos do sindicato. Por isso, vamos manter a seriedade e a lisura no processo, que é feito mensalmente com a direção. Nosso pensamento é único, todos veem a seriedade e transparência do trabalho do sindicato. Sempre tivemos amizade e proximidade. Desta vez, não será diferente”, pontuou Octacílio Abner Miranda Pacheco, o Cabralzinho, membro do Conselho Fiscal do Sintrauto/MG.
“Temos que celebrar esse resultado! Parabenizo a diretoria eleita e desejo muito sucesso nessa jornada. Sabemos dos desafios que enfrentamos diariamente nas estradas, mas tenho certeza de que, com a união e o compromisso que pautam esta gestão, essa equipe vai sempre trabalhar duro para defender os interesses dos cegonheiros e trazer melhorias pra todos nós. Contem comigo e com nossa classe para somarmos forças. Juntos, vamos longe! Parabéns e boa sorte!”, afirmou Hamilton de Oliveira Dias, empresário e diretor da Zak Transportes.
Próximo ciclo
A credibilidade e a respeitabilidade do Sintratuto/MG foram fortalecidas por meio de um extenso e competente trabalho de toda a diretoria, em especial do presidente Carlos Roesel, junto às diversas instâncias do Executivo, do Legislativo e das instituições do setor de transporte rodoviário de cargas, como federações, cooperativas, associações e órgãos reguladores e agências.
Carlos Roesel, hoje o mais experiente representante sindical da categoria em atividade, é um gestor diligente. Nos últimos anos, implementou uma série de ações para garantir competitividade pra categoria por meio de condições diferenciadas pra aquisição de itens essenciais para o trabalho dos cegonheiros e fretes justos e bem-distribuídos entre os profissionais.
Também investiu em tecnologia para promover segurança nas operações logísticas e na gestão interna do sindicato, contribuindo para a transparência e para o controle total das atividades. Assim, como resultado, é a promoção de condições de trabalho adequadas que preservem a vida dos profissionais e seu patrimônio.
Para os próximos anos, as diretrizes da gestão - eficiência, transparência e responsabilidade - estão mantidas e o fortalecimento da atuação política-institucional. “Seguimos com o compromisso de monitorar e influenciar políticas públicas e regulamentações que impactem o setor de transportes, como legislação trabalhista, carga tributária e regras de circulação. Também vamos aprimorar ações voltadas para a segurança contando com tecnologias e com o trabalho próximo aos cegonheiros, mantendo diálogo constante e transparência. Tudo isso busca um único objetivo: valorizar os profissionais do setor, garantindo que tenham condições justas de trabalho e sejam reconhecidos como profissionais fundamentais para o desenvolvimento econômico do país”, planeja o presidente Carlos Roesel.