Xô, Covid-19
Fazer a higienização correta do caminhão é fundamental para evitar a propagação do novo coronavírus
A- A A+Limpeza é uma das aliadas da prevenção da Covid-19, e não seria diferente nos caminhões que fazem o transporte de cargas. Já se sabe que o novo coronavírus pode sobreviver durante dias em superfícies de plástico, metal, vidro e tecido. Portanto, a higienização do veículo elimina possíveis focos do micro-organismo, além de ser importante para a conservação do caminhão, visto que o acúmulo de sujeira e detritos pode levar à oxidação, à corrosão e à deterioração.
Como a transmissão do novo coronavírus acontece principalmente pelo contato, ao se eliminarem o agente infeccioso e as sujidades das superfícies, evita-se que as pessoas, ao tocá-las, transfiram o vírus para as mãos e, depois, para a boca, o nariz, os olhos e até mesmo para outras pessoas.
“É sabido que a melhor forma de eliminar o vírus é por meio da lavagem das superfícies com produtos de limpeza, principalmente desengraxantes, que, por possuírem uma combinação poderosa e eficiente de surfactantes, destroem a capa protetora de gordura do vírus e, consequentemente, o eliminam”, explica o químico Marcos Pacheco.
Ele esclarece que a periodicidade da limpeza com desengraxante depende da utilização e da circulação do caminhão, mas, a princípio, ela deve ser feita ao menos uma vez por dia, antes da primeira viagem. “Caso a empresa possua um setor de manutenção adequado, ele providenciará o asseio e garantirá boas práticas de higienização das instalações e dos funcionários, como o uso disseminado de álcool em gel e de máscaras e o distanciamento seguro”, diz Pacheco.
Responsabilidade de cada um
De acordo com o químico, os cuidados individuais no dia a dia também são fundamentais para a segurança sanitária, sendo os principais para os profissionais do transporte manter o caminhão arejado, para que o ar possa circular; limpar o veículo com água e sabão; higienizar as áreas mais tocadas com álcool 70% ou desinfetantes; nos bancos, utilizar um pano embebido em álcool ou desinfetante, retirando o excesso com outro pano seco e limpo.
Segundo o especialista, é importante ressaltar que os panos devem ser lavados antes da higienização seguinte, e é recomendável limpar o interior do veículo sempre que o motorista fizer uma parada. Também é fundamental higienizar as maçanetas.
“Essa pandemia, apesar dos inúmeros efeitos negativos, como o grande número de mortes e o impacto na economia, despertou nas pessoas e nas empresas o interesse pela necessidade de limpeza, higiene, asseio e segurança. Esperamos que, ao fim da crise pandêmica, os novos hábitos continuem e todos procurem sempre manter os ambientes limpos e higienizados, contribuindo, assim, para a saúde e o bem-estar de todos e minimizando os custos de manutenção e a necessidade de substituição de peças e equipamentos”, conclui Pacheco.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.